Início Densitometria Óssea
A densitometria óssea é um exame que tem o objetivo de medir a densidade mineral dos ossos, a fim de compará-la aos padrões da idade e sexo do paciente. Através dessa comparação é possível tratar a osteoporose e outras doenças que atingem os ossos. O exame de densitometria óssea é o método mais preciso disponível para o diagnóstico de osteoporose e também apresenta uma estimativa precisa do risco de fratura.
Para se realizar o exame, que dura de 5 a 15 minutos, não é necessário nenhum preparo especial ou jejum. No momento do exame, o paciente fica deitado sobre uma maca acoplada ao equipamento, de modo orientado pelo técnico, e permanece imóvel, enquanto o tubo de raio X passa sobre o corpo, fazendo medições.
A densitometria óssea é recomendada para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos, ou antes, em pessoas que tiveram fraturas prévias ou predisposição para doenças ósseas. Também é utilizada para acompanhar o crescimento infantil.
Apesar de ser simples, o exame de densitometria óssea não é indicado para mulheres grávidas, ou que tenham realizado exame com contraste cerca de 3 dias antes do exame de densitometria, isso porque pode interferir no resultado do exame.
A partir dos resultados, é feita uma comparação com a tabela de referência e, assim, é possível identificar doenças como a osteoporose e osteopenia.
Um exame rápido, indolor e não invasivo. Tudo isso com confiança, segurança e tecnologia de ponta que a Clinimagem proporciona a todos os seus pacientes garantindo o espaço ideal para a realização dos seus exames.